quarta-feira, 28 de março de 2018

Aniquilação - Tem um pouco de filme nessa estranheza



Esse era um dos filmes que mais queria assistir de 2018. Quando ele saiu pela Netflix no mesmo dia corri para assistir... contudo, entretanto, todavia, eu esperava mais do filme. Não sei se foi o monstro da expectativa ou qualquer outra coisa.

Há cenas/conceitos muito f*das em Aniquilação. Há coisas fantásticas sim. Adorei principalmente o clima de loucura, a perda da noção de tempo, e a cena do urso.

Vamos começar do começo... Aniquilação é sobre um grupo de cinco mulheres (uma paramédica, uma psicóloga, uma física, uma geóloga e uma bióloga/personagem principal) que partem numa missão de explorar uma área tomada por algo desconhecido, que parece uma bolha enorme de sabão, esse fenômeno estranho foi chamado de o Brilho ou a Cintilação.


Dentro do Brilho tudo vai se tornando mais lúdico... não sei se lúdico seria a melhor palavra já que a história trabalha com o nosso medo com o desconhecido. É tudo mais colorido, e vão aparecendo algumas mutações nas plantas, nos animais e nas próprias personagens.

O decorrer do filme me lembrou um pouco de Last of Us, que é um jogo de vídeo-game com gente infectada por fungos e assim transformadas em zumbis; também me lembrou um pouco de Jurassic Park (O quê?!), se acalme foi apenas na parte de ser uma ficção científica no meio do mato. 

Um ponto interessante que Aniquilação levantou foi a questão de suicídio versus autodestruição. Não acompanhamos a primeira missão, já aconteceram várias, todas foram um fracasso. Sempre as comunicações com o mundo exterior são perdidas e os participantes não retornam, ou seja, até aquele momento não havia informações concretas sobre o que estava acontecendo. Enfim, nós fumamos, bebemos, nos colocamos em risco, nos sabotamos em nossos próprios projetos, partimos em missões suicidas como a do filme, nos autodestruimos aos poucos...     

Se colocarmos de lado a parte de ficção científica e o fato de que elas entraram em um ambiente desconhecido sem uma roupa especial, máscara de oxigênio ou mesmo um simples capacete, se tirássemos isso tudo ainda sobrariam as cinco personagens, vemos que cada uma tem seu motivo para estar nessa "missão suicida", cada uma delas é de alguma forma quebrada e estão buscando por algo para se completar. Elas são humanas.

Alerta: a parte seguinte pode conter spoilers da primeira cena do filme.
'-'

Vamos falar de coisa ruim? O que mais me incomodou no filme foi a meia-explicação, pareceu que querem explicar as coisas ao mesmo tempo que não queriam explicar. Nas primeiras cenas do filme é mostrado algo caindo em um farol, algo vindo do espaço. Qual a primeira coisa que passa pela cabeça: 


Isso mesmo... aliens. O filme não tá mostrando essa cena à toa, deve ter aliens em algum lugar desse filme. Mas as personagens ficam se perguntando: Será algo causado pela humanidade? Um ato divino? Extraterrestre? A natureza se revoltando? Eu fiquei "Oxe!" Não sei se foi só comigo, mas achei uma forçação de mistério, e para piorar no final é um alien mesmo (surprise!), mas não falaram o que ele veio fazer aqui na Terra... Era melhor não ter explicado o que era... deixava o mistério no ar... deixava a gente lidando com o desconhecido. 

'Té mais.

P.S.: Esqueci de falar que Aniquilação é do mesmo diretor/roteirista de Ex Machina, Alex Garland.  



Um comentário:

  1. Este comentário é excelente, tem uma perspectiva interessante sobre o filme. Adoro os filmes de ficção cientifica, são muito emocionantes! Li que iam lançar o filme Fahrenheit 451, e o tema não me interessou, mas um dia vi um trailer e fiquei intrigada. Além, ouvi dizer que o filme é baseado em um livro, nunca tinha escutado dele, mas li uma resenha e me chamou a atenção. Também tem um ótimo elenco, como Michael Shannon e Michael B. Jordan. Acho que será um dos melhores filmes em 2018 espero muito do filme, espero que seja umas das melhores adaptações para ver, não posso esperar para vê-la. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...