terça-feira, 3 de abril de 2018

Paraê! Paraê! A Ghost Story



Bora falar sobre A Ghost Story? 

Em 2017 saiu esse filme de mais ou menos uma hora e meia de duração com um fantasma de lençol como protagonista. Acompanhamos a vida de um casal em uma casa nova, os dias passando, as noites também, tudo calmo e tranquilo até que a morte chega. Aí a partir deste ponto o mote do filme fica claro, porque o rapaz que morreu fica. "Como assim?" É isso. Simplesmente isso. Ele fica. Se transforma em um fantasma de lençol e passa a observar o mundo. 

Ao lado do protagonista nós assistimos a casa onde ele morava ao longo dos anos. Pessoas vêm e vão. O tempo passa. E o fantasma continua inerte à espera de algo. Esse "à espera de algo" ou alguém foi o maior tapa que o filme deu na minha cara com um diálogo curto com o fantasma da casa vizinha:


"Estou esperando por alguém."
"Quem?" 
"Eu não lembro..."

Esse negócio do lençol tinha tudo para parecer ridículo, no entanto, por causa do contexto esse detalhe no "figurino" deixou um ar de melancolia no personagem, uma vez que não sobrou um rosto ou um corpo para ele se expressar, só restou um lugar para ele assistir a tudo em volta. Creio que na maioria das vezes o que o fantasma sente nos é passado pelo ambiente (uma luz piscando) ou nós mesmo projetamos um sentimento nele, por exemplo, quando o personagem fica parado encarando a esposa/namorada/noiva/ficante (enfim... não lembro) comendo uma torta fez por mais de 5 minutos.

CINCO MINUTOS! Comendo uma torta. Não estou brincando. Colocaram uma cena com ela no chão comendo uma torta, a câmera parada, ela triste pela morte recente do marido/namorado/noivo/ficante, e a gente assistindo como mais um fantasma de lençol.         


Preciso dizer: o filme é muito lento, tem horas que parece que travou. "Mas por que assistir a um troço desses?!" Eu não tenho a menor ideia do porquê você assistiria a A Ghost Story, mas não espere muito para decidir.

Era isso, gente. 'Té mais. \o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...