domingo, 5 de fevereiro de 2017

Leituras de 2016, trocas e metas para 2017


"Só agora que vocês vão fazer isso?"

Sim, isso mesmo.


Vai ser em fevereiro que vamos fechar o ano de 2016, e se for seguir o calendário chinês ainda estamos no prazo do ano novo; e, melhor ainda, se for seguir o calendário brasileiro, o ano só começa depois do carnaval. :P  

Bora começar isso logo. \o/

No ano passado fui bem nas leituras, não sei ao certo quantas, mas tivemos várias resenhas aqui no blog. Então, tá aí um top 3 com os melhores livros lidos no ano passado: 

1. A Força das Coisas - Simone de Beauvoir 

Comecei esse livro em dezembro de 2015 e só fui terminar em abril de 2016 '-' Esse além de ser um livro maravilhoso e altamente recomendado foi um daqueles livros que me senti realizado ao terminar a leitura, aquele sentimento de missão cumprida depois de alguns meses lutando com suas 700 e poucas páginas e com outras inúmeras coisas a fazer ao mesmo tempo. 

A Força das Coisas é a última uma parte  da autobiografia e o único livro que li da de Beauvoir até agora. (aqui) Até agora...


2. 2001: Uma Odisseia no Espaço - Arthur C. Clarke 

Finalmente li esse livro. (aquiDesde que assisti ao filme do Kubrick e bugar com o aquele final fiquei maluco pra ler esse livro. Agora já coloquei o Arthur na lista de autores pra ler mais qualquer coisa dele, marquei aqui O Fim da Infância e Encontro Com Rama, são os próximos dele que quero. 

A narrativa do Clarke é tão gostosa que quando você percebe acabou-se o livro. Não preciso nem falar da edição em forma de monólito da Editora Aleph, né? 💟


3. Anardeus - Walter Tierno

A surpresa do ano. Confesso que não esperava tanto dele. Esse não sei nem explicar direito como foi, é um livro tão curto, tão violento, é bem "soco, soco, bate, soco, soco, vira, vira" mesmo, além de poético(?), e dá pra gente pirar encima dele e refletir sobre tantas coisas. Ah...! é o tipo de livro lei-apenas-leia. (aqui) Um espelho do nosso cotidiano agitado. 



Extras

O Mágico de Oz, (aqui e aqui) lido no começo do ano, foi um dos primeiros que li em inglês. Nesse ano ainda li The Cursed Child, (aqui) que mesmo sendo uma decepção não deixa de ser Harry Potter e merece uma menção.  

Jurassic Park, (aqui) fiquei feito menino lendo sobre dinossauros. ^^ E o melhor é que tem continuação: O Mundo Perdido, Michael Crichton.

Pra encerrar 2016: esse foi o ano que aderimos ao hábito de trocar livros. Na verdade, fiquei viciado nisso, começamos em maio (aqui) e de lá pra cá já troquei 6 livros por esses:

1. O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação - Haruki Murakami

2. O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini  (aqui)

3. O menino do pijama listrado - John Boyne (aqui)

4. Um Certo Capitão Rodrigues - Érico Veríssimo

5. Menino de Engenho - José Lins do Rego

6. O Homem de São Petersburgo - Ken Follett 

 E já tem mais uns aqui pra trocas futuras. XD   Mais pra frente vão aparecer umas resenhas aí.


Agora sim... acabou... com 2016 devidamente fechado, bora pras metas de leituras para 2017, separei apenas 4 livros:

1. Tempo de Matar, que fala sobre racismo e pena de morte nos USA, o livro começa com uma cena de estupro de uma menina negra... enfim, a Rocco tem duas capas pro livro uma é com uma cruz pegando fogo e a outra é com o povo da ku klux klan encapuzado, dá pra sentir que é um livro super leve.    

2. Grande Sertão: Veredas, esse aqui tentei ler ano passado e por motivos alheios a minha vontade a leitura parou. Resolvi retomar a leitura desde o início e agora pegando a dica de ler em voz alta... vai ser uma maravilha aqui em casa... 

3. O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, é um livro de um japonês falando sobre morte... não preciso dizer mais nada. 

4. Os Irmãos Karamázov, outro que comecei a leitura, li umas 50 páginas e já percebi que o bagulho ia ser louco, parei porque não era o momento pra ler esse tijolo russo. Tô com esse livro parado há uns 2 anos, bora ver se nesse ano sai. 




Quais foram os melhores livros que vocês leram em 2016?

E quais são suas metas de leitura para 2017?

Era isso pessoal. 'Té mais \o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...