quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

12 seres mitológicos (Japão)


Nossa! O Japão tem muitas lendas, muitas histórias (ou estórias como preferirem), talvez pelo isolamento que tiveram por um tempo isso pode ter mantido vivos alguns de seus mitos, além de ter alimentado outros; ou então por lá atrás terem pegado influências da China e várias criaturas que acabaram se adaptando à Cultura Japonesa, e, em alguns casos, com o tempo (muito mesmo) se tornando algo único. O Japão tem histórias pra todos os gostos: terror, romance, engraçadas, com lição de moral, sem sentido, estranhas e bizarras, como a do Shirime, que não tá na lista, mas nada que o Sr. Google não responda o que é :)

Blz? Blz... Vamos começar logo esta lista:


1. Baku 


O "devorador de sonhos". Ele é um ser espiritual derivado da mitologia chinesa que visita as casas à noite e devora os pesadelos das pessoas.

O Baku é entendido como um símbolo de boa sorte... é bem auspicioso um bicho desses invadir sua casa à noite.   

P.S.: o pokemon Drowzee foi inspirado nessa lenda (possivelmente).



2. Kara kasa ou Kasa Obake 


Essas criaturas são um tipo de Tsukumogami: objetos que após se passar muitos anos adquirem vida.

Mas como guarda-chuvas são muito importantes eles têm uma lenda própria. É algo bem fácil: cem anos existindo e então vida! \o/ 

P.S.: cuidado com as coisas que você guarda... "Então, brinque direito!".




3. Bake Neko 


Gatos... 

Na mesma pegada de "se passar muito tempo algo acontece" se um gato sobreviver muito tempo a cauda dele pode se dividir em duas e o bichano consegue poderes mágicos... aí os gatos estarão mais perto de concretizar o plano de conquista mundial.



4. Oni 


Uma espécie de demônio. A aparência deles muda dependendo da história, às vezes aparecem com um chifre outras vezes com vários chifres, tem pele azul, pele vermelha, são grandes, pequenos, não importa... eles são bastante conhecidos e usados na literatura, teatro, anime:



5. Kappa 


Um ser anfíbio, com um casco de tartaruga e uma "cumbuca" na cabeça onde guarda água... dizem que para derrotar um deles é só fazer com que o Kappa se curve para que derrame a água que se acumula na depressão que eles têm no topo da cabeça, assim eles ficam fracos e são obrigados a retornar pra água. Mas se eles te atacarem dentro d'água basta você... sei lá... se lascou todinh@.


6. Ittan Momen 


É simplesmente um pedaço de pano que mata '-'

Que horror, nem mais debaixo do lençol é um lugar seguro! Que absurdo um negócio desse. O último refúgio que temos à noite quando estamos com medo, nem isso os japoneses deixam a gente ter.

P.S.: Quando vi essa lenda lembrei na hora do filme Invocação do Mal...



7. Gashadokuro 


É um esqueleto gigante feito a partir de ossos de pessoas que morreram pela fome... Ah que coisa mais agradável. 

Vou fazer uma pausa pra lanchar...


8. Kirin 


Os Estúdios Ghibli (lê-se Estúdios Jiburi '-' ) usaram essa criatura no Princesa Mononoke:


O Kirin é encarado como uma criatura divina, um espírito puro e protetor, um mensageiro dos deuses, eu já disse que é um animal sagrado? Tá, tá... Um símbolo de justiça e benevolência... Ok, ok, parei. Próximo...



9. Kitsune 


A famosa raposa de nove caudas... Uma das lendas mais populares do Japão. 

A cada cem anos uma nova cauda nasce em uma raposa, ao completar as nove caudas ela ascende para o status de "semi-deusa" devido aos seus poderes e sabedoria sobrenaturais que adquiram ao longo dos anos.

Às vezes, são entendidas como sagradas, às vezes como amaldiçoadas; talvez por demonstrarem uma certa arrogância ao lidarem com seres humanos, além de serem perigosas. 

P.S.: Foi difícil encontrar uma imagem que não seja de Naruto. Obrigado-de-nada.


10. Umibozu 


Criaturas marinhas... Função: destruir embarcações.

São seres com cerca de 30 metros de altura e de pele completamente negra. Encontrar um desses no meio do oceano deve ser uma experiência única... e final.

É um tipo de lenda que não poderia faltar em uma região como a do Japão, o mar sempre esconde muita coisa.





11. Noppera Bo


Criaturas sem rosto...

Na verdade, os Noppera Bo assumem um rosto a depender da vítima. Logicamente, é bem mais fácil capturar alguém quando você se parece com a mãe, o irmão, a namorada. Mas na essência eles não teriam face mesmo, o que me lembra do Slender Man... 




12. Bake-kujira




A baleia morta que assombra. Ou o esqueleto da baleia que assombra.

Moby Dick, você? As Bake Kujira seriam uma espécie de visagem que nada pela costa japonesa assustando os pescadores/marinheiros. Seriam as almas das baleias que foram caçadas e mortas para se retirar a carne e o óleo. 

As lendas dizem que as Bake Kujira são criaturas fantasmagóricas brancas e enormes, que são acompanhadas por vários peixes e pássaros. Moby Dick, onde?   

P.S.: temos uma resenha de Moby Dick (aqui). 
Era isso. 'Té mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...