domingo, 10 de julho de 2016

Mitologia - Tá tudo errado, Pandora, e agora?

John William Waterhouse

Como a esperança é a última que morre voltamos a falar sobre mitologia \o/ Tentando como sempre fazer um paralelo com os dias de hoje.


Pandora: a primeira mulher, o presente dos deuses, a cheia "dos dom", a que abre a caixa ou a jarra, dependendo da versão/tradução da lenda, a que soltou os males no mundo, a que comeu o fruto proibido... oxe, isso é outra história.

...

No princípio era o Caos, e só Ele havia. Então surgiram Gaia e Urano, a Terra e o Céu. E deles nasceu o Tempo: o titã Cronos, o pai dos deuses dos Olimpo. 

 Prometeu, o titã que criou e moldou os homens da terra recém separada do céu, vendo a fragilidade de suas criaturas subiu até a morada dos deuses e lhes roubou um pouco do fogo, entregando aos mortais a luz, o calor. Simbolicamente deu a consciência aos seres humanos.

Como forma de punição Zeus, deus dos deuses, encerrou em uma caixa todos as desgraças, que ainda não existiam no mundo. E fez uma criatura para entregá-la aos homens: Pandora, a primeira mulher, que a pedido de Zeus foi agraciada por todos os deuses com um dom, e entregue de presente pra completar a criação dos titãs. 

Óbvio que ao chegar na terra a caixa foi aberta, e a putaria comeu solta. Mas, no meio de tanta coisa ruim que escapou, a caixa ainda foi fechada a tempo de manter algo preso dentro dela: a esperança, que permanece com os seres humanos. 

Pois bem... Pandora pode ser vista como aquela que deu ao ser humano a possibilidade de se aperfeiçoar, de conquistar forças para sobreviver, de se melhorar com cada queda. Não importa o que temos de encarar, sobrou algo lá no fundo da caixa . 


P.S.: Alguns acham estranho a esperança ter sido guardada junto com as desgraças/males, e falam que o que não escapou para o mundo seria melhor traduzido como "a espera de alguma coisa", seria mais ou menos sofrer por antecipação... se for isso mesmo Pandora abriu de novo a caixa... Mas seria até pior que ter simplesmente a possibilidade de algo ruim acontecer. Seria você ter a certeza: a data, hora, local, como vai ser, como vai ficar, saber detalhadamente como será a sua morte, aí realmente não ia prestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...