sexta-feira, 27 de março de 2015

O filme que me interrompeu

Por: Morpheus
“Alguma vez você já confundiu um sonho com a realidade? Ou roubou algo quando você tinha o dinheiro? Você já se sentiu triste? Ou pensou que o trem estava em movimento quando ele estava parado? Talvez eu fosse louca, talvez fossem os anos 60, ou talvez eu fosse, apenas uma Garota Interrompida.” 

E assim começou minha relação séria com esse filme.



  Garota interrompida é do tipo de filme que pode te dividir em um "antes" e "depois" de assisti-lo, pelo menos foi assim comigo. Todas as inseguranças da personagem foram projetadas em mim, me fazendo ter um laço emocional com ela. Terminei de assistir o filme agora, e minha unica certeza é... todos temos um pouco de Susanna em nós mesmos. 


(Eu também migs, eu também)



 Após uma tentativa de suicídio e uma consulta com um psicanalista, Susanna é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe(ou borderline).
 Susanna é enviada a um hospital psiquiátrico onde conhece várias garotas desequilibradas, mas seus desequilíbrios as tornam incrivelmente interessantes e sedutoras. Susanna, em meio a seu tratamento e suas crises existenciais, se envolve sentimentalmente com cada uma dessas garotas. Susanna aos poucos vai descobrindo suas histórias, de onde vieram, como se alimentam, essa semana, no Globo report... não, pera. 



Então vamos conhecer um pouco das candidatas a "Miss desequilíbrio". Façam a fila do remedinho garotas, que a chamada vai começar...




Polly 'Torch' Clark é uma garota que sofre de um trauma profundo pela desfiguração do seu rosto, e então se comporta como uma criança para não ter que lidar com esse e outros problemas que ela tem. Em uma cena Georgina, que é a companheira de quarto de Susanna, conta a historia de como Polly se queimou. Segundo Georgina, Polly tinha um cachorro, porém o cachorro estava lhe causando reações alérgicas, a mãe de Polly tirou o cachorro dela imediatamente e deu um fim nele. Polly, inconformada, jogou gasolina sobre o seu rosto e ateou fogo... Mas logo a frente vem uma pequena duvida sobre essa história que comentarei logo a frente.







Georgina Tuskin é uma mentirosa patológica, o legal é nunca saber se o que ela fala é verdade. Georgina é fascinada pelo Mágico de Oz, por se identificar com a personagem principal da estória. Ela contou a historia de Polly para susana, por isso não sabemos se é verdade. 




E então chegamos a minha personagem favorita ... Lisa. Ah, Lisa <3.
 Lisa é uma sociopata, a mais surtada de todas as garotas. Lisa não é só a personagem durona, ela é mais complexa que isso. A forte atuação de Angelina Jolie deixou a personagem incrivelmente forte e bem desenvolvida. Uma coisa é certa, você terá uma relação de amor e ódio com essa personagem. 




Daisy Randone tem inúmeros problemas, dentre eles distúrbios alimentares e isolamento das outras pessoas, mas o maior deles é revelado durante o filme...  Daisy mantém relações sexuais com seu pai. Infelizmente não nos aprofundamos mais na historia de Daisy, pois ela comete suicídio. E sobre o suicídio ... 




Why does the sun go on shining?Why does the sea rush to shore?Don't they know it's the end of the world?'Cause you don't love me anymore... 







No decorrer do filme nos apegamos a cada uma dessas garotas, principalmente por seus desvios psicológicos. O motivo dos desequilíbrios mentais de algumas das garotas são revelados, outros nos deixam intrigados... Mas uma coisa é certa, a agonia que cada uma delas passa é transmitida de uma forma muito sensível.  Uma coisa em comum em todas elas é que em meio a esse ambiente insano, elas encontraram refugio e apoio umas nas outras. O fato de se sentirem seguras juntas tornam as coisas mais difíceis, pois elas querem permanecer como estão para que não sejam mandadas para casa.  

(Winona e Angelina durante as gravações)

Por fim, posso dizer uma coisa, Garota interrompida é o tipo de filme que morde e assopra. O tipo de filme que te faz esfregar os olhos e voltar a si após uma viagem extraordinária por suas inseguranças ampliadas em cada uma das personagens. E um motivo para verem esse filme é que vocês não vão achar que são os únicos tem algumas paranoias e crises existenciais. 

(Farei um texto sobre o livro quando eu ler ele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...